Concurso Nacional Unificado 2025: como são calculadas as notas e o que vale mais no CNU 2?

Tempo de leitura: 6 min




A prova objetiva do segundo Concurso Nacional Unificado (CNU) acontecerá no próximo domingo (5). E cohecer os principais critérios que mais pontuam nas provas pode ser estratégico para lutar por uma das 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. Confira abaixo como são calculadas as notas dos candidatos.
O que estudar para o CNU 2? EXTRA faz revisão ao vivo das disciplinas neste sábado
CNU 2: veja relação candidato por vaga de cada bloco da seleção
Regra para a pontuação varia de acordo com o cargo
Nas provas objetivas do CNU, a pontuação do candidato é calculada segundo regras que variam conforme o cargo pretendido. O peso de cada prova — conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e duas questões discursivas (nos blocos de 1 a 7), ou objetiva e redação (nos blocos 8 e 9) — depende, entre outros fatores, da possibilidade de pontuar por títulos.
Nos blocos de 1 a 7, cada prova de conhecimentos específicos é dividida em cinco eixos temáticos, que abrangem diferentes áreas de estudo. Cada uma tem peso distinto, definido de acordo com o cargo. Por isso, candidatos inscritos em mais de um cargo precisarão fazer cálculos separados para avaliar suas chances de classificação.
A seguir, entenda como funcionam Nota Final Ponderada (NFP), que considera todos esses critérios e determina a pontuação final do concurso, e os eixos temáticos.
Nota Final Ponderada (NFP)
A nota final ponderada (NFP) se dá pela soma das seguintes notas: Nota da prova objetiva (NPO) + Nota da prova discursiva (NPD) + Nota de avaliação de títulos (quando houver).
No caso dos cargos de nível superior, a NFP segue regras específicas para cada vaga, já que considera pesos diferentes conforme o cargo pretendido.
Para os cargos de nível superior (Blocos de 1 a 7), a nota final ponderada (NFP) funcionará da seguinte forma:
Nota da prova de Conhecimentos Gerais + Nota da prova de Conhecimentos Específicos + Nota da prova discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver). Veja:
Prova objetiva: 90 questões, divididas em 30 de Conhecimentos Gerais, valendo até 30 pontos, e 60 de Conhecimentos Específicos, que podem chegar a 120 pontos, considerando os eixos temáticos.
Prova discursiva: 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando até 45 pontos.
Prova de títulos: até 5 pontos.
Total: 200 pontos.
Para a prova de Conhecimentos Específicos, a nota final será calculada a partir da soma dos acertos em cada eixo multiplicado pelo peso deste eixo (entenda melhor abaixo). O candidato pode consultar, em detalhes, o peso de cada eixo temático para a sua vaga pretendida no Anexo V de cada edital. Se o cargo tiver prova de títulos, a regra para a nota final muda.
Para os cargos de nível médio (Blocos de 8 e 9), a nota final ponderada (NFP) funcionará da seguinte forma:
Nestes blocos, a nota final ponderada (NFP) será a soma da pontuação nas provas objetivas e da nota da redação. Mas os títulos também contam. Entenda:
Prova objetiva: 68 questões, valendo até 68 pontos.
Redação: até 30 linhas, totalizando no máximo 30 pontos.
Prova de títulos: até 2 pontos.
Total: 100 pontos.
Eixos temáticos
Utilizados apenas na prova dos blocos 1 a 7, a nota final da prova de conhecimentos específicos será feita a partir da soma dos acertos em cada eixo multiplicado pelo peso deste eixo. Será, assim, a seguinte soma:
Número de acertos no eixo temático 1 X peso do eixo temático 1
Número de acertos no eixo temático 2 X peso do eixo temático 2
Número de acertos no eixo temático 3 X peso do eixo temático 3
Número de acertos no eixo temático 4 X peso do eixo temático 4
Número de acertos no eixo temático 5 X peso do eixo temático 5
Para entender melhor, vamos tomar como exemplo o Bloco 2 — Cultura e Educação, que reúne cinco eixos temáticos: 1) Gestão do conhecimento e comunicação; 2) Políticas públicas de educação; 3) Políticas públicas de cultura; 4) Pesquisa; e 5) Avaliação.
No caso do cargo de técnico em comunicação social, lotado no Comando da Marinha (CM) do Ministério da Defesa, as questões dos eixos 1 e 4 — gestão do conhecimento e comunicação e pesquisa — têm peso 3, portanto valem mais. As do eixo 5 (avaliação) têm peso 2, e as demais, peso 1.
Cada bloco detalhou os cargos, o número de vagas e o peso dos eixos temáticos no Anexo V de seus respectivos editais, disponíveis no site oficial da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/emprego/concursos/noticia/2025/10/concurso-nacional-unificado-2025-como-sao-calculadas-as-notas-e-o-que-vale-mais-no-cnu-2.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *