O prefeito Eduardo Paes (PSD) publica, no Diário Oficial desta sexta-feira (3), o decreto que formaliza a criação do programa Reviver Zona Norte Patrimônio — que busca a reestruturação urbana, econômica e social da região da Leopoldina, a mais abandonada do Rio. O projeto vai começar a ser implantado pelo bairro de Bonsucesso.
O programa aproveita os incentivos do novo Plano Diretor, aprovado em 2023; com estímulos para melhorias na infraestrutura e habitações de interesse social. A expectativa é a criação de mais de 14 mil unidades residenciais, que poderão trazer cerca de 40 mil moradores à região que foi esvaziada nas últimas décadas. Para isso, promete a prefeitura, será posta em prática uma série de ações coordenadas para requalificar a região, como reurbanização de ruas e praças, ampliação da arborização, criação de ciclovias, melhoria da conexão entre diferentes modais de transporte e implementação de parque linear.
Para reduzir as ilhas de calor — e põe calor nisso! — a ideia é criar novas áreas verdes e um programa de plantio no corredor do BRT. O Reviver Zona Norte usará mecanismos previstos no Plano Diretor, como a desapropriação por hasta pública, uma espécie de leilão que substituirá imóveis abandonados ou subutilizados por novos empreendimentos.
O Reviver Zona Norte vai agir em conjunto com o plano feito para a Avenida Brasil
O programa também se beneficia da Zona Franca Urbanística, que estabelece parâmetros diferenciados e incentiva o maior aproveitamento dos terrenos ao longo do entorno da Avenida Brasil, permitindo o aumento de potencial construtivo e gabarito. Além disso, a iniciativa prevê parcerias público-privadas (PPPs) para a viabilização das intervenções.
Estão contempladas ainda a implantação de “fachadas ativas”, quando o térreo do edifício é destinado a usos não residenciais, como lojas e restaurantes, e o redesenho de áreas públicas. Com o programa, o município espera, além de modernizar a infraestrutura e ampliar a oferta habitacional, que o projeto incentive a economia local e a qualidade de vida dos moradores, tornando a Zona Norte um exemplo de revitalização urbana para toda a cidade, assim como o Reviver Centro

