crime pode estar ligado a disputa envolvendo traficantes e milicianos em Jacarepaguá

Tempo de leitura: 4 min
Os corpos estavam num carro abandonado na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá — Foto: X/Reprodução


Uma disputa de territórios entre a facção criminosa Comando Vermelho (CV) e a milícia deixou um novo rastro de violência na Zona Sudoeste do Rio. Seis homens foram encontrados mortos, nesta terça-feira, no interior de um Renault Sandero, próximo a um dos acessos do Morro Dois Irmãos, em Curicica, no bairro de Jacarepaguá. As vítimas tinham sinais de tortura e marcas de tiros. A polícia trabalha com a hipótese de que o crime esteja ligado a uma tentativa de invasão ocorrida na comunidade, no último fim de semana.

  • Na Zona Norte: Maternidade Carmela Dutra fecha temporariamente após homem ser encontrado morto a tiros no estacionamento
  • Na Baixada Fluminense: acidente com 30 motos durante ‘rolezinho’ deixa oito feridos em Nova Iguaçu

A rotina de violência na comunidade já dura mais de dois meses, com sucessivas tentativas de invasão, quase sempre seguidas de trocas de tiros. No último dia 17, um ex-miliciano, que teria se aliado ao tráfico, foi morto em um tiroteio na localidade. No dia 22 de setembro, uma moradora foi atingida por uma bala perdida dentro de casa. Na ocasião, ela usou as redes sociais para pedir ajuda a fim de ser transportada até um hospital.

No último domingo, bandidos do CV voltaram ao local e teriam chegado a ocupar áreas da comunidade, em Curicica, após uma troca de tiros com milicianos. Nesta segunda-feira, PMs do Bope realizaram incursões no Morro Dois Irmãos e houve novo tiroteio numa área de mata. Na ocasião, foram apreendidos três fuzis, mas não houve registros de presos ou feridos. No dia seguinte, paramilitares teriam retornado ao local e retomado partes do território.

Violência: gari morre após ser atingido por disparo enquanto trabalhava em Duque de Caxias

Na mesma terça-feira, os corpos de seis homens foram encontrados em um carro, na altura da Estrada dos Bandeirantes. O veículo ostentava uma placa clonada. A polícia já sabe que ao menos uma das vítimas era ligada ao tráfico. Ela teria deixado a Cidade de Deus, que tem territórios controlados pelo CV, para participar da tentativa de invasão ao Morro Dois Irmãos.

A comunidade e a favela Vila do Sapê, além da maior parte do bairro de Curicica, são praticamente os únicos lugares da Região de Jacarepaguá ainda sob domínio de uma milícia chefiada por remanescentes de André Costa Batos, o André Boto, que está atualmente preso.

Fm de mistério: polícia encontra corpo de turista russo desaparecido há quase 4 meses no Rio

Toda área restante, incluindo a Praça Seca, já é controlada pelo CV. Segundo a polícia, a ordem para invadir territórios ocupados por bandos rivais foi dada por Edgard Alves de Andrade, o Doca. Com 34 mandados de prisão expedidos pela Justiça, o bandido é um dos integrantes da cúpula da facção e costuma usar o Complexo da Penha como esconderijo.

Segundo um  relatório divulgado pelo Instituto Fogo cruzado, só em agosto foram registrados pelo menos 228 tiroteios ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que indica que, em média, houve 57 tiroteios por semana. Segundo o documento, no período,  foram baleadas 109 pessoas. Deste total, 59 morreram e 50 ficaram feridas.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/10/01/seis-mortos-na-regiao-sudoeste-do-rio-crime-pode-estar-ligado-a-disputa-envolvendo-traficantes-e-milicianos-em-jacarepagua.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *