O acordo entre a SuperVia e o governo do estado para a transição da operação dos trens será prorrogado, pelo menos, até novembro. O prazo anterior, definido em contrato assinado em 26 de novembro de 2024, ultrapassou 270 dias neste mês e previa o término imediato da administração da concessionária. As informações são do jornal O Globo.
A prorrogação ainda não foi assinada oficialmente, mas está sendo negociada entre governo estadual e concessionária para evitar a interrupção do transporte. A ideia inicial era que o poder público realizasse aportes de R$ 300 milhões para garantir o funcionamento do serviço e, ao final do período, que a operação fosse transferida para uma nova empresa ou assumida temporariamente pelo estado.
Transição da SuperVia será tema de audiência na Alerj
O tema será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com a presença da secretária estadual de Transportes, Priscila Sakalem, e do presidente da SuperVia, Everton Trindade. O deputado Luiz Paulo (PSD), presidente da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias, que solicitou a audiência para esta sexta-feira (3), explicou que o objetivo do encontro é discutir a transição prevista para o serviço.
“A informação que tive, e que não é oficial, indica a prorrogação do serviço oferecido pela SuperVia. Por isso, chamamos uma audiência pública em outubro. Vamos falar de SuperVia, de Metrô e de tarifas. Saindo a concessionária, tem, evidentemente, de haver um substituto. Quem será esse substituto? Tem que ocorrer uma licitação. Enquanto não houver licitação, o estado tem de operar o serviço e utilizar a mão de obra que já está na SuperVia”, afirmou o deputado.
Atualmente, a malha ferroviária do estado soma 270 km e atende 11 municípios. Para auxiliar na elaboração de um novo modelo de concessão, a frente da Alerj contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A proposta prevê que os subsídios passem a ser calculados por quilometragem rodada, independentemente do número de passageiros.
O que disse o governo do estado
Em nota oficial, a Secretaria estadual de Transportes confirmou a prorrogação do serviço oferecido pela SuperVia até novembro.
“O governo do estado e a SuperVia estão concluindo as negociações para a implementação da transição, levando em conta a complexidade e os desafios de um processo desta magnitude. A concessionária seguirá operando o sistema até o término do prazo para o início da transição, previsto para novembro”, destacou a pasta.
A secretaria acrescentou:
“Nos últimos meses — como parte do acordo firmado — mais de R$ 160 milhões já foram investidos pelo Estado em melhorias para o sistema, incluindo a substituição de cabos de cobre por alumínio, a implementação de tecnologia antivandalismo e a redução dos intervalos entre as viagens. Na última semana, a estação Duque de Caxias foi entregue reformada à população, com novos banheiros, bilheteria revitalizada e mais acessibilidade”.