CNU 2: a duas semanas da prova objetiva, fazer simulados é uma boa estratégia

Tempo de leitura: 7 min




O Concurso Nacional Unificado de 2025 terá as provas objetivas aplicadas em 5 de outubro. A primeira etapa da seleção para 3.652 vagas gera expectativa, há meses, entre aqueles que sonham com a estabilidade do serviço público. E após muito estudo, a reta final pode atrair dúvidas sobre qual é o melhor plano de ação.
Letícia Bastos, professora do Gran Concursos, sugere:
— O foco principal deve estar na revisão dos conteúdos já estudados. É hora de fazer revisões estratégicas, resolver questões da banca organizadora e, principalmente, priorizar as matérias de maior peso e incidência no seu bloco temático. Evite começar novos assuntos complexos agora.
CNU 1: governo prorroga prazo para manifestar interesse em continuar na lista de espera do primeiro concurso
Polícia Militar: Cláudio Castro autoriza aumento de vagas em curso de formação de soldados
A segunda edição do CNU é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e irá selecionar servidores para 32 órgãos federais. A professora Gabriela Marques, do Degrau Cultural, reforça a importância de consolidar o conhecimento já adquirido. E fazer simulados, cronometrados, é um bom treino para o dia D:
— Eles acostumam o cérebro ao tempo real da prova e ajudam a identificar onde você perde minutos preciosos — diz Gabriela, acrescentando: — A reta final não é sobre estudar mais, e sim sobre estudar melhor. Organização, descanso e confiança valem tanto quanto o conteúdo. Quem revisa de forma inteligente e cuida do corpo e da mente já dá um passo enorme rumo à aprovação.
O EXTRA traz, a seguir, simulados elaborados pelo Gran Concursos. São quatro com questões voltadas aos candidatos de nível médio e um para nível superior. Além de se dedicar a eles, os candidatos também devem resolver questões logísticas nessas duas semanas, para chegar com tranquilidade ao dia da prova.
— Precisa consultar o local de prova, planejar que transporte vai pegar, qual o tempo que ele vai gastar para isso. Também verificar o que pode levar no dia. Porque se ele leva algum objeto que não pode, o fiscal vai tomar e isso já vai causar um transtorno e deixar o candidato mais nervoso — orienta Erick Alves, professor no Direção Concursos.
Abaixo, estão as principais dicas para organização. As informações completas estão no edital do certame.
É obrigatório levar no dia da prova
Documento de identificação com foto original (carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional; passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; documentos digitais, com foto e assinatura, como e-Título, CNH digital, e Carteira de Identidade digital apresentados nos respectivos aplicativos oficiais)
Comprovante de inscrição
Caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente
Atenção! Não será aceita cópia do documento de identificação, ainda que autenticado, nem protocolo do documento.
Não serão aceitos como documentos de identificação: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil e documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Caso a pessoa esteja impossibilitada de apresentar o documento de identificação original por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 10 dias antes da data da prova.
O que pode levar
Alimentos de consumo rápido e bebidas acondicionados em recipientes transparentes, sem rótulos ou qualquer outro elemento que impeçam a visualização do conteúdos.
Atenção! Pessoas que, por razões de saúde, façam uso de marca-passo, pinos cirúrgicos, sensores de controle de glicose e leitores, bombas de insulina, canetas de aplicação de insulina, agulhas ou outros instrumentos metálicos deverão comunicar a situação à Fundação Getulio Vargas na Área do Candidato. Essas pessoas ainda deverão comparecer ao local de provas munidas da documentação que comprove o uso de tais equipamentos.
O que pode eliminar
Porte de aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha.
Atenção! A pessoa que estiver portando algo definido ou similar ao disposto acima deverá informar ao Fiscal da Sala, que determinará o seu recolhimento em envelope que deverá permanecer lacrado durante toda a realização das provas. A Fundação Getulio Vargas recomenda não levar nenhum dos objetos citados no dia de realização das provas.
Porte de alimentos em embalagens que não sejam transparentes.
Veja as principais datas do cronograma
22/9 – Será possível imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição para realização da prova objetiva no site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
5/10 – Aplicação das provas objetivas
6/10 – Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas
12/11 – Disponibilização das notas finais das provas objetivas e convocação para a prova discursiva.
7/12 – Aplicação da prova discursiva.
6/1 – Divulgação da nota preliminar da discursiva e disponibilização do espelho de correção
7 e 8/1 – Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva
12/11 – Convocação para a Avaliação de Títulos
13 a 19/11 – Envio dos títulos
12/11 – Convocação para o procedimento de verificação de candidatos negros e de caracterização de deficiência
8 a 17/12 – Procedimentos de verificação e caracterização das condições declaradas para concorrência às vagas reservadas
30/1 – Divulgação das listas com as classificações dos candidatos, em vagas imediatas e lista de espera



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/emprego/concursos/noticia/2025/09/cnu-2-a-duas-semanas-da-prova-objetiva-fazer-simulados-e-uma-boa-estrategia.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *