Treinamento em fábrica referência do setor reforça uso de novas práticas de segurança e complementa investimentos recentes feitos pela prefeitura
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) segue avançando no processo de modernização de suas práticas e equipamentos. Nesta semana, o diretor de Operações da GMVR, Cláudio Márcio, e o chefe da Seção de Armamento, inspetor Miguel Rodrigues, participaram de uma visita técnica à fábrica da Condor, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A empresa é referência em tecnologias não letais.
Durante a atividade, os representantes da corporação conheceram novas soluções desenvolvidas pela indústria para utilização em ações de segurança pública, e receberam treinamento especializado para o manuseio de equipamentos recém-adquiridos pela GMVR.
Recentemente, a Prefeitura de Volta Redonda fez a aquisição de 50 sprays de pimenta, 15 sprays de pimenta Max, 200 sprays em espuma, além de 20 dispositivos elétricos incapacitantes (sparks) e acessórios como coldres, porta-cartuchos e cartuchos de reposição. Os equipamentos têm por objetivo ampliar a capacidade de resposta da Guarda Municipal, sempre priorizando a proteção da vida e do patrimônio público.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, reforçou que o investimento faz parte de uma política permanente de fortalecimento da segurança pública em Volta Redonda.
“Essa capacitação envolve o maior ativo da prefeitura, que são seus servidores. A nossa preocupação é sempre com a segurança e, a partir dessa capacitação, nós garantimos o bem-estar desses agentes e o bom funcionamento da cidade. Tudo isso aumenta a sensação de segurança da população, além de demonstrar que a garantia da integridade física, seja do agente público ou do cidadão, será sempre o nosso maior objetivo, mesmo diante de ações mais contundentes”, comentou Coronel Henrique.
Já o comandante da GMVR, Silvano de Paula, destacou a importância desse processo de capacitação. “O papel da Guarda Municipal é proteger as pessoas e também o patrimônio do município. Para isso, precisamos estar preparados, com equipamentos modernos e treinamento adequado, garantindo sempre a eficácia das nossas ações”, afirmou.
Armamentos não letais
O spray de pimenta é um recurso de defesa pessoal usado por forças policiais para controle de distúrbios e como ferramenta de autodefesa, a fim de incapacitar o alvo. Já o spray de pimenta Max é uma versão de tamanho maior, visando o controle rápido de grandes grupos de pessoas infratoras. O spray de pimenta em espuma, por sua vez, promove uma aplicação mais direcionada e controlada, com menor dispersão no ambiente e minimiza o risco de contaminar outras pessoas próximas, sendo indicado para uso em ambientes fechados.
Já os sparks são dispositivos elétricos incapacitantes não letais que emitem pulsos elétricos à distância por meio de dois dardos disparados, conectados ao indivíduo por fios, que neutralizam temporariamente a capacidade da pessoa de se mover ou resistir violentamente, facilitando a detenção do suspeito.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR