Alerj aprova pacote contra ao crime com 12 emendas, de autoria de Rodrigo Bacellar

Tempo de leitura: 2 min

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (17), em votação única e sob regime de urgência, o substitutivo do pacote de enfrentamento ao crime (PEC-RJ), apresentado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). O texto final incorporou 12 emendas e reúne propostas voltadas ao reforço da segurança pública e ao endurecimento das medidas penais no estado.

Na semana anterior, a proposta havia recebido 65 emendas e chegou a ser retirada da pauta do plenário. O impasse foi solucionado após um acordo articulado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Amorim (União), que viabilizou a apresentação das emendas diretamente em plenário.

Contexto político

Bacellar afirmou, ainda na terça-feira (9), que o pacote surge como uma resposta do Legislativo ao avanço da criminalidade no Rio. O parlamentar também tentou minimizar o desconforto causado pela coincidência de ter anunciado sua proposta no mesmo dia em que o governador Cláudio Castro (PL) revelou a intenção de protocolar um projeto semelhante de combate à violência.

O episódio ocorre em meio a uma sequência de atritos entre Bacellar e Castro. O desgaste na relação começou quando Bacellar, no período em que assumiu interinamente o governo, determinou a exoneração do então secretário de Transportes, Washington Reis (MDB). A partir dali, Castro recuou de seu apoio público à pré-candidatura de Bacellar ao governo do estado em 2026, afirmando que a escolha do seu sucessor só será definida no próximo ano.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *