10 motoristas, 840 toneladas e 59 eixos: megaoperação desafia Serra das Araras

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Um conjunto transportador de proporções inéditas na Via Dutra passará pela Serra das Araras na madrugada de domingo para segunda-feira, chamando a atenção de motoristas e moradores ao longo do percurso. A IRGA, empresa responsável pelo transporte, mobilizou uma carreta de 59 eixos para levar um transformador de 511 toneladas de Guarulhos, em São Paulo, até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Mas por trás dos números impressionantes, estão 10 motoristas que a experiência e coordenação são decisivas para o sucesso da operação.
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Cada motorista tem uma função específica no comboio, que reúne cavalos-mecânicos da Oshkosh e Pacif, quatro Volvo FH 520 e 44 módulos de linhas de eixos conectados por uma viga articulada. Trabalhando em perfeita sintonia, eles precisam manter velocidade constante, respeitar a fragilidade interna do transformador e evitar qualquer sobrecarga em um dos motores. Qualquer erro, mesmo pequeno, poderia comprometer toda a operação.
A tarefa exige mais do que técnica: é preciso concentração, experiência e muita calma, já que o comboio avança a apenas 20 km/h e percorre curvas sinuosas e trechos estreitos da serra.
— Operação exige uma sincronia absoluta entre os motoristas para que o peso seja distribuído corretamente, a carga não sofra danos e nem os cavalos (veículos) — Segundo Alexandre Malveiro, vice-presidente sênior da Hitachi Energy na América Latina.
A carreta
Com mais de 500 toneladas, 24 metros de comprimento, 12 de altura e 9,5 metros de largura, o equipamento precisou de uma estrutura robusta para seu deslocamento. Por isso, foi formado um combio com um cavalo-tratos Oshkosh, outro Pacif, quatro Volvo FH 520 — aproximadamente 2.900 cv no total —, 44 módulos de linhas de eixos e uma viga articulada — junção flexível que transforma vários módulos em um grande conjunto.
Segundo a IRGA, cada módulo foi projetado para ser acoplado de acordo com a necessidade do deslocamento, garantindo que o peso do Transformador HVDC (High Voltage Direct Current) seja distribuído da melhor forma possível.
Maior carreta já vista na Via Dutra
Dessa forma, o conjunto de 135 metros de extensão e seis metros de largura, conta com um total de 59 eixos e 398 pneus. Juntando o peso da carga especial e a estrutura necessária para locomoção, o conjunto chega aos 840 quilos e pode ser transportador até a velocidade máxima de 20km/h. Assim, 10 motoristas estão escalados para condução, com autorização especial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNiT) para circulação na rodovia.
A Carga
A carga especial que entrou na história da Vida Dutra é um Transformador HVDC (High Voltage Direct Current), de fabricação da empresa Hitachi Energy. Com 511 toneladas, 24 metros de comprimento, 12 de altura e 9,5 metros de largura, o equipamento saiu de Guarulhos, em São Paulo e tem o destino final a Arábia Saudita. Lá, será utilizado em uma subestação de energia de corrente contínua.
— Este é o maior transformador produzido pela nossa fábrica no Brasil, mas não é o único. Temos similares instalados em Itaipu, Rio Madeira e Belo Monte. Mas ainda que o tamanho espante, este não é o maior equipamento construído por nós. Fabricamos unidades maiores na Suécia e na China —afirmou Alexandre Malveiro, Vice-Presidente Sênior do Hub América do Sul, América Central e Caribe, Unidade de Negócios Transformadores da Hitachi Energy.
Descida da Serra das Araras
A carga especial descerá a Serra das Araras na madrugada de domingo para segunda-feira (8). O deslocamento, parte do trajeto até o Porto de Itaguaí, exigirá alterações no tráfego, incluindo o bloqueio total da pista de subida (sentido São Paulo).
Segundo a RioSP, concessionária responsável pela rodovia, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a transportadora, o comboio, estacionado em Piraí (km239), seguirá pela Serra das Araras até Paracambi (km221), onde fará nova parada.
Durante o dia de domingo, a partir das 6h, haverá serviços preparatórios para a movimentação da carga, com interdições parciais na pista de subida. O bloqueio total está programado para começar às 23h, no km 224,8, com previsão de liberação às 5h da segunda-feira.
A concessionária reforça que todo o trajeto estará sinalizado e contará com equipes da RioSP e da PRF para orientar os motoristas. A recomendação é para os condutores programarem a viagem com antecedência e tenham atenção durante a passagem pela região, respeitando a sinalização e limites de velocidade.



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