Vila Isabel leva sambas finalistas à Pedra do Sal neste sábado; confira calendário das disputas nas outras escolas

Tempo de leitura: 3 min




A Unidos de Vila Isabel leva, neste sábado, sua disputa de samba-enredo para a Pedra do Sal, coração da Pequena África, na Praça Mauá. Durante o evento gratuito serão apresentados os três sambas finalistas da disputa que escolherá o hino oficial do Carnaval 2026 da azul e branca. O início está marcado para as 15h.
As composições que irão para a grande final no dia 12 e serão apresentados ao público na Pedra do Sal serão escolhidos na semifinal que acontecerá nesta sexta-feira, na quadra da escola. A disputa teve início no dia 15 de agosto.
A grande celebração deste sábado contará com um show especial da escola seguido pela apresentação dos sambas concorrentes.
A escolha do lugar tem relação com o homenageado pelo enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”. Pintor, compositor e sambista, Heitor dos Prazeres teve uma relação íntima com a região da Pedra do Sal, espaço que foi berço do samba carioca e ponto de encontro de grandes nomes da música, da cultura e da religiosidade afro-brasileira.
A direção da escola acredita que levar a disputa para este local reforça o compromisso da Vila Isabel em celebrar a ancestralidade e as raízes do samba:
— Levar nossa disputa para a Pedra do Sal é um gesto de respeito e reconhecimento às raízes do samba e à história da Pequena África. É um momento de celebrar a ancestralidade e aproximar a comunidade dessa etapa tão importante para o nosso desfile — destaca Moisés Carvalho, diretor de Carnaval da agremiação.
O festejo na Pedra do Sal promete unir tradição e festa popular, abrindo caminho para a grande final que definirá o samba-enredo oficial da agremiação para o próximo Carnaval.
A Paraíso do Tuiuti apresentou, em meados de agosto, na Cidade do Samba, seu hino oficial para embalar o desfile de 2026. A escola não costuma fazer disputa de samba-enredo e, como nos últimos anos, encomendou uma composição assinada por Cláudio Russo, Gustavo Clarão e Luiz Antônio Simas. A Acadêmicos de Niterói, também não costuma ter disputa de samba.
Confira a seguir o calendário das outras escolas:
Beija Flor de Nilópolis
Semifinal: 19/09
Final: 25/09
Imperatriz Leopoldinense
Semifinal: 06/09
Final: 19/09
Mangueira
Semifinal: 20/09
Final: 27/09
Viradouro:
Semifinal: 19/09
Final: 26/09
Grande Rio
Semifinal: 16/09
Final: 20/09
Portela
Semifinal: 21/09
Final 26/09
Unidos da Tijuca
Final: 13/09
Mocidade
Final 20/09
Salgueiro
Final: 27/09



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *