Um vídeo registrado por uma câmera de segurança flagrou traficantes armados com fuzis saindo de uma van branca e invadindo o Morro do Estado, que fica entre os bairros Ingá, Icaraí e Centro de Niterói. A filmagem teria sido feito durante a madrugada desta sexta-feira (28) e rapidamente viralizou nas redes sociais.
- Quatro drinques a R$ 200: influenciador que viralizou ao ‘salvar’ turistas em Copacabana revela o que aconteceu
- Guerra de facções: Invasão de traficantes rivais do Comando Vermelho em Niterói deixa um morto e dois presos
Na gravação é possível ver pelo menos seis homens portando quatro fuzis, descendo da van e subindo as escadas em direção ao interior da comunidade. Ainda não está confirmado se os bandidos são do Comando Vermelho (CV), que tinha o controle da comunidade, ou se fazem parte do Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa que fez diversas invasões a comunidades dominadas pelo CV na cidade durante esta semana.
As primeiras investidas aconteceram na última segunda-feira (24) nas comunidades de Santo Cristo e Palmeira, no Fonseca, e no Morro do Preventório, em Charitas, todas dominadas pelo CV. Segundo moradores, tiros foram ouvidos no Fonseca também nos dois dias seguintes às invasões.
A partir dos relatos da presença de bandidos armados com fuzis e disparos de arma de fogo, a Polícia Militar realizou duas operações ainda na segunda-feira em ambas regiões. No Preventório, as equipes do 12° BPM de Niterói que entraram na comunidade se depararam com o corpo de um homem, vítima de disparos no largo da Rua 14 de abril.
A vítima foi identificada como Roger Mariano da Silva, segundo a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A Polícia Civil informou na quarta-feira que abriu diligências para esclarecer se o homem tinha antecedentes criminais.
Ainda na segunda-feira, agentes do 12° BPM realizaram outra operação nas comunidades do Santo Cristo e da Palmeira, que resultou em confrontos e prisões. De acordo com a Polícia Militar, após troca de tiros com cerca de seis criminosos, dois membros do TCP, sendo um deles foragido da Justiça por tráfico de drogas, foram presos.
Durante a ação, os agentes também apreenderam dois fuzis, duas granadas, carregadores, munições e três radiotransmissores. Ao GLOBO-Niterói, o coronel Leonardo de Oliveira, comandante do 12° BPM, relatou que o CV pode ter perdido o controle das comunidades Palmeira e Santo Cristo.
Segundo a Polícia Militar, informações estão sendo levantadas a respeito dos traficantes armados com fuzis que aparecem no vídeo feito no Morro do Estado, e o policiamento está reforçado na região.

