Oficialmente, o carnaval já acabou, mas no Rio de Janeiro a festa continua e atrações que agradam a todos os públicos permanecem no roteiro de cariocas e turistas que visitam a cidade. Neste fim de semana, uma operação especial articulada pelo governo do estado irá mobilizar sete mil policiais militares para reforçar a segurança de 35 blocos — entre eles, dois megablocos —, além do desfile das campeãs; desfile das escolas mirins e Fan Fest, realizada na Praia de Copacabana.
Também fazem parte do planejamento para os próximos dias a Operação Verão e dois jogos válidos pelas semifinais do Campeonato Carioca. Todos os grandes eventos serão monitorados por câmeras equipadas com software de reconhecimento facial. Segundo o governador Cláudio Castro, “todos os recursos disponíveis de efetivo e tecnologia” serão usados para garantir a segurança.
Policiamento reforçado
O reforço do policiamento começa já começa na noite desta sexta-feira (20), para garantir a segurança do Fan Fest Rio Capital do Carnaval — evento gratuito que começa às 17h e que promoveu um mês de shows, aulas e experiências imersivas ligadas à cultura carnavalesca na orla de Copacabana — e do desfile das escolas de samba mirins, no Sambódromo. A operação continua na noite de sábado (21) e na madrugada de domingo (22), com o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, que reúne as seis agremiações mais bem colocadas.
Megablocos e semifinais do Carioca
O final de semana também traz ao centro da cidade, no Circuito Preta Gil, os últimos megablocos do carnaval da cidade: na manhã de sábado (21), o bloco da Anitta, e no domingo (22), o Monobloco. Para os eventos, serão empregados 868 policiais, entre tropas convencionais, especiais e especializadas, como o Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM).
Como parte do plano de segurança, haverá 23 pontos de revista, onde os policiais atuarão com detectores de metais, recolhendo facas, tesouras, objetos de vidro ou qualquer item que possa ser utilizado como arma. A dispersão dos megablocos, momento em que grande parte dos foliões permanece nas ruas do Centro, também receberá atenção especial.
E para além dos eventos carnvalescos, o futebol carioca também receberá o reforço da Polícia Militar, com atuação de cerca de 1.200 policiais durante os dois primeiros jogos da fase semifinal do campeonato estadual — Fluminense x Vasco no domingo (22) às 18h no Nilton Santos e Madureira x Flamengo também no domingo (22) às 20h30 no Maracanã.
O policiamento no cenário esportivo será coordenado pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (BEPE), com apoio de unidades de área e de tropas especiais e especializadas, como GAM, BAC, BPChq, RPMont e RECOM.
Haverá o reforço no policiamento das vias de acesso aos estádios para evitar confrontos entre torcedores rivais, mesmo que as partidas aconteçam em horários distintos. Também será intensificado o patrulhamento nos terminais de transporte coletivo e, principalmente, nas estações ferroviárias, com atuação do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer).

