Prefeitura de Niterói inaugura novo módulo do programa Médico de Família no Fonseca – Prefeitura Municipal de Niterói

Tempo de leitura: 7 min


A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (6), o módulo do programa Médico de Família Dr. José Luiz de Oliveira Côrtes, localizado na Travessa Dona Júlia, no Fonseca. A nova unidade vai beneficiar cerca de 5 mil moradores das comunidades do Serrão e Juca Branco, reforçando a rede de atenção primária à saúde do município.

O prefeito Rodrigo Neves agradeceu o empenho da secretária de Saúde, Ilza Fellows, e da diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos.

“Uma alegria estar aqui com vocês, dando um abraço, olhando nos olhos. Queria destacar muito a dedicação da nossa secretária de Saúde. Ontem a gente começou o Fila Zero. Queria também agradecer muito a Maria Célia, da Fundação Estatal de Saúde. Foi ela quem começou o Médico de Família no início dos anos 90, programa que hoje é uma inspiração para o Brasil. Tenho certeza que o Dr. José Luiz, que fez história e é uma referência no tratamento de hanseníase em Niterói, onde esteja, está feliz com o dia de hoje. Ele vai estar aqui eternizado nesse Médico de Família. Viva o Médico de Família. Viva o Juca Branco e o Serrão. Vamos em frente”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Gerida pela FeSaúde, a nova unidade terá o atendimento feito por duas equipes, cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde. O espaço também contará com uma equipe de saúde bucal, formada por dentista e auxiliar, ampliando os serviços disponíveis à população.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou a importância da unidade para a população e para a rede municipal. 

“A inauguração deste Módulo do Médico de Família representa mais um passo importante na ampliação e no fortalecimento da atenção primária em Niterói. Nosso objetivo é garantir que a população esteja cada vez mais próxima dos serviços de saúde, recebendo atendimento humanizado, de qualidade e em espaços adequados, reafirmando o compromisso da Prefeitura em investir na saúde pública e no bem-estar da população”, afirmou a secretária.

A diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos, lembrou que a inauguração representa a realização de uma demanda da população.

“Hoje é um dia de celebração para nós. A inauguração desta unidade representa um avanço importante para a saúde da nossa cidade e, principalmente, para as comunidades do Serrão e do Juca Branco, que há muito tempo aguardavam pela chegada do Programa Médico de Família. Atendemos a um pedido dos moradores e, com alegria, entregamos um serviço que vai fortalecer a atenção primária à saúde e garantir mais qualidade de vida para cada família aqui”, ressaltou Maria Célia.

A nova unidade conta com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de vacina, curativo e procedimento e dispensário de medicamentos. O espaço foi planejado para oferecer serviços de saúde com qualidade e conforto, com ambientes climatizados e adaptações que promovem maior acessibilidade à população.

A presidente da Associação de Moradores do Serrão, Sônia Souza, elogiou a inauguração da nova unidade do Médico de Família.

“Para mim está tudo lindo. Será um atendimento diferente porque a gente precisava disso. A outra unidade era boa, mas a gente precisava da nossa. Então acho que vai suprir tudo mesmo”, disse Sônia Souza.

Morador da comunidade do Serrão desde que nasceu, há 60 anos, Gilmar Cirino Maria também comemorou a inauguração da unidade.

“Primeiramente queria agradecer à Prefeitura de Niterói e o prefeito Rodrigo Neves. É um grande marco colocar o Médico de Família aqui. Foi uma grande vitória para nós”, disse Gilmar Cirino.

Muito emocionada, Júlia Côrtes, filha do Dr. José Luiz Côrtes, destacou como a unidade vai preservar a memória e a dedicação do seu pai no ofício médico.

“Ver o nome dele embarga a minha voz. O que papai fazia de coração era trabalhar com o serviço público. Ele tratava assim as pessoas, com humanidade. Todos os pacientes que encontro comentam que ele tinha carinho e amor pelo ser humano. Um reconhecimento desse me dá saudade, mas aquece o coração”, contou Júlia Côrtes.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves; da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows; da diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos; do secretário regional do Cubango, Fonseca e Caramujo, Andrigo de Carvalho; da presidente da Associação de Moradores do Serrão, Sônia Souza; do vice-presidente da Associação de Moradores do Juca Branco, Diego Amaral; dos familiares do médico homenageado, além de outros membros da administração municipal e vereadores.

O Módulo Médico de Família Dr. José Luiz Côrtes funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo acompanhamento contínuo em saúde aos moradores do Serrão e do Juca Branco.

A unidade homenageia o Dr. José Luiz de Oliveira Côrtes, que marcou a história da saúde pública em Niterói. Reconhecido por sua atuação no combate à hanseníase, contribuiu para que a cidade recebesse, em 2006, a certificação de eliminação da doença como problema de saúde pública. Foi supervisor dos Médicos de Família e, em conjunto com a Coordenação da Residência e o Programa Mais Médicos, contribuiu para a formação de profissionais de saúde. Na Policlínica Sylvio Picanço, liderou iniciativas pioneiras no tratamento de doenças de pele, sempre atuando de forma humanizada e preventiva.

Foto: Evelen Gouvêa



Conteúdo Original

2025-09-06 17:02:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *