Dez anos após sua inauguração, o prédio da Eco Sapucaí na Cidade Nova, ao lado do Sambódromo, vai sediar um espaço pioneiro em tecnologia que será inaugurado nesta sexta-feira (19). O edifício sedia o Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicações (Digitech) da Firjan SENAI — unidade que vai oferecer cursos e formação em serviços de inteligência artificial (IA) e cibersegurança.
O edifício de 19 andares foi considerado um dos “elefantes brancos” do mercado imobiliário carioca após passar seus primeiros anos sem locatário. Recentemente, o espaço se tornou sede da escola de programação da TechnipFMC, fornecedora de tecnologia industrial. Agora, com a inauguração da Digitech, o espaço se solidifica como polo de tecnologia do Centro.
Escola de tecnologia mira projeto de transformar cidade em “capital da inteligência artificial”
A unidade que vai ser inaugurada na sexta (19) tem mais de 2 mil metros quadrados e vai oferecer, à princípio, mais de 20 cursos — uma parte deles gratuitos e exclusivos no estado. As formações terão temas como Cibersegurança, Internet das Coisas (IoT), Computação Quântica, Realidade Mista, Aumentada e Virtual, entre outras.
Um dos “focos” do espaço serão as formações no uso de IA, segundo a Firjan. O objetivo é reforçar o projeto anunciado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) de transformar o Rio na “capital da inteligência artificial” do país. A ideia é que o Digitech atenda, também, demandas da indústria fluminense.
“Esta nova unidade nasceu a partir de uma necessidade estratégica das indústrias: desenvolver e atualizar seus trabalhadores em Tecnologia da Informação e Comunicação, diante de um mercado cada vez mais digital e globalizado. Os próprios industriais sinalizaram essa necessidade, e assim contribuímos para que as empresas potencializem sua produtividade e competitividade nos mais diversos segmentos e setores”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Com a nova unidade, o Rio aumenta em 50% a oferta de educação em TIC, setor que deve duplicar até 2027, segundo a International Data Corporation.


