Por que William Bonner vai sair do 'Jornal Nacional'? Decisão começou a ser desenhada há cinco anos

Tempo de leitura: 6 min




Esta sexta-feira, dia 31, vai ser o último “boa noite” de William Bonner no “Jornal Nacional”. Foram 29 anos no comando, o que o transformou no âncora com mais tempo na bancada do jornalístico da Globo. Mas por que ele vai sair? A decisão, anunciada em setembro deste ano, não é de agora.
Esposa de William Bonner mostra ida do apresentador ao último dia no ‘Jornal Nacional’: ‘Vai ser especial’
Regina e Gabriela Duarte relembram bastidores de novela que fizeram juntas: ‘Tinha quebra-pau às vezes’
A motivação foi pessoal. O jornalista queria ter mais tempo para a família e para desenvolver outras atividades. Num almoço para imprensa no dia 1º de setembro, ele também deixou claro que isso não significaria parar de trabalhar. “Não estou pronto para me aposentar”, frisou. Tanto é que no anúncio oficial ele já ganhou uma nova função: dividir a apresentação do “Globo repórter” com Sandra Annenberg.
Galerias Relacionadas
“Depois que avisei que gostaria de mudar, a Globo e eu não concordamos de imediato com esse calendário. Eu tinha uma urgência, mas nós entramos num acordo, porque era evidente que uma movimentação dessa natureza deveria ser feita com calma”, continuou Bonner, ao O GLOBO.
Entre o pedido para deixar o cargo e as funções que acumulava de gestão de equipe e editoriais, já que era editor-chefe, levou tempo. Algo em torno de cinco anos. Mas era preciso tempo para preparar sucessores, veio uma pandemia…
“Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades. E, finalmente, podemos todos conversar sobre essas conquistas e movimentos sem reservas”, disse Bonner em comunicado oficial enviado pela emissora.
William Bonner se despede do Jornal Nacional. Renata Vasconcellos e César Tralli formarão a nova dupla de apresentadores do telejornal
Rede Globo/Divulgação
Após morte de ator de ‘Um maluco no pedaço’ aos 42 anos, família faz vaquinha: ‘Tragicamente nos deixou’
Esposa de Jacaré, ex-Tchan, relembra boatos dizendo que marido era gay: ‘Eu deixava acharem’
Diretor-geral de jornalismo da Globo, Ricardo Villela citou também no texto oficial, e em e-mail para toda redação nesta segunda-feira, que para mudanças como esta é preciso planejamento longo.
“Na Globo, mudanças dessa magnitude são planejadas com um foco prioritário: nossa conexão com os brasileiros. Sabemos que o hábito de se informar pelos telejornais da Globo é uma escolha individual, tomada todos os dias, por nossos milhões de telespectadores. Essa escolha tem tudo a ver com confiança, numa relação conquistada pela dedicação de mais dos 4.500 jornalistas da Globo e afiliadas, e que encontra nos âncoras a interface final com o público. É nesta última etapa, quando os apresentadores levam as notícias aos brasileiros, que se materializa a conexão essencial entre o jornalismo da Globo e o país. Por tudo isso, mudanças na apresentação dos telejornais são tratadas com muita responsabilidade por aqui. É reconfortante olhar para o time da Globo e encontrar os profissionais com o talento, a experiência, o compromisso com os valores do jornalismo profissional e a história de diálogo com o público essenciais a esse papel fundamental”, disse.
William Bonner vai para ‘Globo repórter’: sonho antigo
Exibido às sextas-feiras, o “Globo repórter” era o único jornalístico da Globo até então que Bonner nunca tinha trabalhado.
Após sair do ‘Jornal Nacional’, William Bonner vai apresentar ‘Globo repórter’ com Sandra Annenberg
Rede Globo/Divulgação
“Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo. Todos os meus amigos me ouviram falar do sonho de integrar essa equipe quando pudesse deixar o JN. De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos. Lembro quando a Sandra Annenberg chegou lá. Amiga de décadas, cúmplice do meu sonho, que era dela também, Sandra me mandou mensagem carinhosa: ‘Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!’ Ano que vem, estaremos juntos por lá”, disse Bonner no mesmo comunicado.
Juliette deu conselho para decoradora de Virgínia antes de reality ‘Poderosas do Cerrado’: ‘Terapia em dia?’
Que horas é o “Jornal Nacional” da despedida de Bonner?
A edição final de Bonner está prevista para começar ao vivo, segundo a grade oficial da TV Globo, às 20h30, depois da novela “Dona de mim”. Como tem sido em todas as trocas de telejornais recentes, César Tralli participará da edição para fazer a transição ao lado de Renata Vasconcellos.
O marido de Ticiane Pinheiro deixou o “Jornal hoje”, sendo substituído por Roberto Kovalic. Este, que comandava o “Hora um”, entregou ontem o posto para Tiago Scheuer.
William Bonner
Reprodução/Instagram
Initial plugin text
Initial plugin text



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/tv/noticia/2025/10/por-que-william-bonner-vai-sair-do-jornal-nacional-decisao-comecou-a-ser-desenhada-ha-cinco-anos.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *