É grátis! 3 exposições de fotografia para conferir no fim de semana

Tempo de leitura: 3 min


Declarados Patrimônio Cultural Carioca, em 2012, os bate-bolas são protagonistas da coletiva Clóvis — Perigoso e Divertido, que estreia nesta sexta (24) na Ocupação Iboru e reúne trabalhos de onze artistas. Rogerio Reis, Ratão Diniz, Yan Carpenter, Thais Vandanezi, entre outros fotógrafos, miram o olhar para a tradição e exibem imagens repletas de cor e movimento. Com curadoria do trio Rudah, Filipe Moyses e Leo Fuzil que veste a máscara dos personagens, literalmente, a mostra abarca ainda vídeos, fantasias e uma programação especial com oficinas e que tais. No ensaio de Yan (foto), Marcelo D2 se juntou à trupe dos bate-bolas e o seu retrato estampa a exposição.  

Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a Sex., 16h/22. Sáb., 12h/20h. Grátis. Até fevereiro. 

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Cliques Analógicos: Mariana Cobra fotografou o carnaval carioca e exibe imagens em pequeno formato no Rato (Mariana Cobra/Divulgação)

Os anfitriões Raul Mourão e Cabelo abrem as portas do seu galpão na Lapa com uma novidade: a mostra Rato Pequeno Formato que estreia neste sábado (25) com obras de cinquenta artistas convidados em versão mini (de 30x20cm). Entre os cliques, estão registros analógicos de Mariana Cobra (foto), além de fotografias de Maurício Valladares, Anna Costa e Silva e Lúcia Koch. Nomes robustos como Maxwell Alexandre, Bruno Lyfe, Isabela Capeto, Matheus Ribs, Cela Luz, Carlos Vergara e Mar do Vale, que já passaram pelo espaço, expõem ainda serigrafias, pinturas, bordados e esculturas. Como manda o figurino da casa, a abertura é embalada por DJs. 

Continua após a publicidade

Rato. Rua Joaquim Silva, 71, Lapa. Sáb., 18h/00h. Dom. a sex., visitação com hora marcada (21-99826-6962). Grátis. Até 1º de novembro. 

Brasil Imperial: Daniel Jablonski recria imagens históricas e se apropria de elementos como tapetes e plantas
Brasil Imperial: Daniel Jablonski recria imagens históricas e se apropria de elementos como tapetes e plantas (Daniel Jablonski/Divulgação)
Continua após a publicidade

A fotografia é o elo entre os trabalhos de Patricia Chueke e Daniel Jablonski em Por Que Sorrimos Em Nossos Retratos, em cartaz até domingo (26), no Tropigalpão, na Glória. A artista transforma imagens armazenadas no rolo da câmera do celular em pinturas e acende o debate sobre representação na arte. Já Jablonski revisita registros históricos de Insley Pacheco, do Brasil Imperial, e reconfigura os cenários sem as figuras de Dom Pedro II e Teresa Cristina, se apropriando de elementos como tapetes e plantas

Tropigalpão. Rua Benjamin Constant, 118, Glória. Sáb. e dom., 13h/18h. Grátis. Até 26 de outubro

Compartilhe essa matéria via:



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/gratis-3-expos-fotografia/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *