Vamos fugir! Conheça 5 exposições fora do circuito tradicional

Tempo de leitura: 4 min


Dividida em três eixos — Folias, Vapor e Milagre —, Chegança celebra as tradições populares e reúne 130 obras de sessenta artistas no recém-inaugurado Museu Vassouras. Entre os grandiosos, Tarsila do Amaral (1886-1973; foto), Djanira (1914-1979), Efrain Almeida (1964-2024) e outros.

Rua Barão de Tinguá, 57, Centro, Vassouras. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis. Até maio. 

Pernambuco em foco: Entre Máscaras e Gigantes: Os Juliões do Carnaval de Olinda traz mais de cem itens desenvolvidos por quatro gerações de artesãos da família Vilela. (UENNI/Divulgação)

Símbolo da cultura pernambucana, La Ursa é o ponto de partida para Entre Máscaras e Gigantes: Os Juliões do Carnaval de Olinda, no Museu de Folclore Edison Carneiro. São mais de cem itens desenvolvidos por quatro gerações de artesãos da família Vilela, e um ensaio fotográfico de Wenny Mirielle Batista Misael, que registrou as etapas de produção.

Rua do Catete, 179. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e fer., 11h/17h. Até 25 de fevereiro. 

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Buga Peralta _ Bonito (MS) _ Mostra Curvas Pantaneiras CRAB 2025.jpeg
Jornada tortuosa: Curvas Pantaneiras busca inspiração no desenho sinuoso do Rio Paraguai. (CRAB/Divulgação)

No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, criações em cerâmica, madeira, fibra, papel machê e tecidos, de artesãos do Mato Grosso do Sul, constituem Curvas Pantaneiras. Enilson Rosano, Sarah Caires e Buga Peralta (foto), entre outros, buscaram inspiração no desenho sinuoso do Rio Paraguai para as suas artes.

Continua após a publicidade

Praça Tiradentes, 69, Centro. Ter. a sáb., 10h/17h. Grátis. Até 16 de fevereiro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Casa Roberto Marinho_Beatriz Milhazes - Pinturas Nômades - 2025 - ©Foto Vicente de Mello - VDM_7042.jpg
Beatriz Milhazes: apresenta trabalho concebido para as janelas da Casa Roberto Marinho na mostra Pinturas Nômades. (Vicente de Mello/Divulgação)
Continua após a publicidade

Projetos arquitetônicos realizados ao redor do mundo ganham reproduções em maquete na mostra Pinturas Nômades, de Beatriz Milhazes. A individual na Casa Roberto Marinho apresenta ainda pinturas em grande formato, uma tapeçaria inédita e uma escultura suspensa, além de Corumbê (foto), trabalho concebido para as cinco janelas do casarão.

Rua Cosme Velho, 1 105. Ter. a dom., 12h/18h. R$ 10,00 (grátis às quartas). Até março. 

Museu-do-Acude
Ao ar livre: Circuito de Arte Contemporânea acontece no Museu do Açude, em meio à exuberante Floresta da Tijuca. (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Invenção da Cor Penetrável Magic Square #5, De Luxe (foto), de Hélio Oiticica (1937-1980), é um dos destaques no Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude, em meio à exuberante Floresta da Tijuca. Implantado em 1999, o roteiro tem peças de Anna Maria Maiolino, Iole de Freitas, Nuno Ramos e Lygia Pape ao ar livre.

Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista. Qua. a seg., 11h/17h. Grátis.



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/5-exposicoes-fora-circuito-tradicional/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *