Secretário de Trump promete “resposta” dos EUA à condenação de Trump

Tempo de leitura: 4 min


Na semana passada, secretário de Estado norte-americano já havia prometido “caça às bruxas” em resposta

min de leitura | Escrito por Redação | 15 de setembro de 2025 – 19:06
Rubio disse que sentença de Bolsonaro é

Rubio disse que sentença de Bolsonaro é “mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado atingir empresas americanas” –

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que o Governo norte-americano pretende promover medidas em resposta à condenação do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista concedida à emissora Fox News nesta segunda (15), o político nomeado por Donald Trump disse que as medidas devem ser tomadas na próxima semana, mas não entrou em detalhes quanto a que ações serão anunciadas pelo Governo.

Na entrevista, o secretário republicano alegou que, no Brasil, o “Estado de Direito está se desintegrando” e que a prisão de Bolsonaro decretada pelo Supremo Tribunal Federal faria parte de uma “campanha” contra os Estados Unidos.

“Portanto, haverá uma resposta dos EUA e é isso: teremos alguns anúncios na próxima semana ou logo depois sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar. Mas o julgamento é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado atingir empresas americanas e até mesmo pessoas que operam fora dos Estados Unidos”, disse Rubio.


Leia também:

➢ Estudante desaparecido: Delegacia de Niterói assume o caso e busca imagens de câmeras de segurança para traçar caminho feito por jovem

➢ Maricá vai inaugurar fábrica de tratores chinesa em parceria com MST 


O político ainda disparou críticas aos ministros do STF. “Há esses juízes ativistas, um em particular, que não apenas perseguiu Bolsonaro, por sinal, como também tentou realizar ações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra quem postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido”, falou o secretário de Estado americano.

Em postagem no X na última semana, Rubio já havia chamado o ministro Alexandre de Moraes de “violador de direitos humanos”, insinuado que a decisão judicial foi injusta e prometido responder “de forma adequada a essa caça às bruxas”. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores classificou o post como uma “ameaça”.

“Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, declarou o Itamaraty.

Na semana passada, o presidente americano já havia criticado a condenação de Bolsonaro e disse, em depoimento, que a sentença de 27 anos de prisão ao ex-presidente brasileiro é parecida “com o que tentaram fazer” com ele.

“Estou muito insatisfeito com isso. Eu conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. E sempre o considerei muito correto, de fato muito notável, na verdade, como homem, um homem muito notável. Acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, afirmou Trump.





Com informações da fonte
https://www.osaogoncalo.com.br/politica/159149/secretario-de-trump-promete-resposta-dos-eua-a-condenacao-de-trump

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *