Diretora-geral da ONU-Habitat apoia Vida Nova no Morro e alinha acordo para cooperação – Prefeitura Municipal de Niterói

Tempo de leitura: 4 min
Foto: Divulgação


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com a Diretora-geral da ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach. No encontro, que ocorreu no último dia do Fórum Urban 20, na África do Sul, o prefeito propôs um acordo técnico de parceria para o Programa Vida Nova no Morro, que promoverá uma transformação urbanística e social em 83 comunidades da cidade, impactando a vida de mais de 150 mil pessoas.

O prefeito recebeu o apoio da diretora executiva para o programa. Durante a reunião, Rodrigo Neves destacou avanços significativos de Niterói com infraestrutura, contenção de encostas , defesa civil, universalização de água tratada e saneamento, educação, saúde e segurança pública, além de planos para os próximos anos.

“Niterói criou o Programa Médico de Família, que foi inspiração para criação, no Brasil, do Programa Saúde da Família. Agora, a gente quer fazer o Arquiteto de Família, porque já levamos água, esgoto, creche, escola, contenção de encostas e áreas de lazer para as comunidades. Então, queremos avançar nas melhorias habitacionais e reduzir as desigualdades urbanas: rebocar, pintar, melhorar o que precisa em cada uma das favelas. Isso será uma revolução urbana”, afirmou o prefeito.

Anacláudia Rossbach reforçou que essa é uma preocupação global.

“Vamos ficar felizes em colaborar com esse programa progressista que Niterói quer implementar nas comunidades para melhorar a infraestrutura das casas. Esse é um grande desafio também para a América Latina , África e muitos países”, disse.

No fim do dia, o prefeito Rodrigo Neves participou ainda do encerramento do Urban 20, fórum internacional que reúne prefeitos de cidades das nações do G20. Durante três dias, prefeitos e delegações de dezenas de cidades de todo o mundo discutiram estratégias e parcerias em torno dos principais desafios urbanos globais. No fim do evento, foi consolidado um comunicado oficial que será entregue aos líderes do G20 que se reunirão no final de novembro em Joanesburgo, apresentando as principais propostas das cidades às discussões multilaterais. Entre os temas destacados no documento estão a necessidade de ampliar oportunidades de financiamento para as cidades, os desafios climáticos, a importância da resiliência urbana, habitação, inclusão social e a transformação digital. Outro ponto discutido no Fórum foi a necessidade do reconhecimento das cidades como parceiras essenciais na colaboração internacional e na construção de soluções para desafios globais.

Vida Nova no Morro

Em setembro, Rodrigo Neves sancionou a lei que autoriza a Prefeitura a realizar acordo de cooperação e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar o Programa Vida Nova no Morro, que prevê uma transformação profunda nas 83 comunidades da cidade.

O programa pretende transformar a vida de milhares de pessoas em todas as comunidades de Niterói, com obras de urbanização, melhorias habitacionais e ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico. Entre os investimentos previstos estão requalificação de moradias, pavimentação, drenagem, iluminação pública, contenção de encostas, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia solidária. A iniciativa também busca reforçar o orgulho e o sentimento de pertencimento dos moradores.



Com informações da fonte
https://niteroi.rj.gov.br/diretora-geral-da-onu-habitat-apoia-vida-nova-no-morro-e-alinha-com-prefeito-acordo-para-cooperacao/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *